sábado, 15 de maio de 2010

Nosso diversificado Brasil

Desde a graduação, o João Paulo e eu juntamente com o Saulo e o Prof. MSc. Neilor tivemos a oportunidade de viajar e conhecer lugares brasileiros que até então nos eram desconhecidos, como o Rio de Janeiro e seu incrível Pão-de-Açúcar, Belo Horizonte e o bairro dos mais variados barzinhos, ou a harmônica e organizada Campinas. Graças se dêem à Maratona de Programação, que além de sua importância a nível nacional e até internacional, nos permitiu fugir um pouco de nossa região e conhecer diferentes culturas.

Cada povo tem seus hábitos, acostuma-se com sua cultura e normalmente a cultiva até seus últimos dias. Eu sou gaúcho, sinto muito orgulho disso e tenho muita estima pela minha região. Quero voltar pra lá e construir minha vida perto de onde nasci, mas por outro lado, quero investir em viagens e poder conhecer outros costumes, comidas e povos. E isso não inclui apenas viagens internacionais, mas passeios pelo nosso Brasil, tão vasto e tão diversificado.

Nestes dois meses e meio vivendo em São Carlos/SP, já tivemos a oportunidade de conhecer pessoas vindas de Minas, Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Paraná e, óbvio, São Paulo. Certeza que ainda conheceremos outras pessoas, vindas de outros estados e países até o fim desta jornada. E como isso é bom! É tão interessante você compartilhar regionalismos, discutir pratos típicos, aprender nomes nunca antes ouvidos. E vendo o outro lado da moeda, como é bom falar do nosso chimarrão, do nosso churrasco e das nossas festas gaúchas. Trata-se de auto-valorização e valorização do que pertence aos outros, mas que no fim das contas, pertence a todos nós, brasileiros.

Temos tanto a conhecer dentro do nosso próprio país e muitas vezes nos cegamos sonhando com viagens a outros países. Com certeza devemos aproveitar oportunidades de viajar para o exterior, mas de vez em quando não custa voltar-se ao seu país e tentar descobri-lo e apreciá-lo.

Já temos promessas de provar um tacacá paraense, fazer um tour pelo Sul de Minas e também já prometemos apresentar o frio e as comidas do nosso Rio Grande a quem quiser conhecer. Já sabemos que o Tchê está para nós gaúchos da mesma forma que o Uai para os mineiros e o Égua para os paraenses. Um dia todos seguiremos nossos caminhos, mas sem dúvida alguma esta fase nunca será esquecida.

Crio excelentes expectativas para 2010, em especial por conta da Copa do Mundo, que já tem por característica unir os brasileiros. Mais uma oportunidade para provar que apesar de possuirmos culturas tão diferentes, somos todos brasileiros e dividimos as mesmas emoções. Que venha a Copa do Mundo, que venha o hexa! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário