quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Faça seu próprio horário. Veja o quanto é difícil!

Sempre tive horários na minha vida. Todo 'santo dia' era a mesma coisa.


  • Quando criança: acordar em determinada hora, ir pra aula, voltar pra casa, ir pro cursinho de informática básica OU ajudar a mãe em casa OU sair pra 'brincar' com os amigos OU ver TV.
  • Quando adolescente: acordar cedo pra ir pra aula, voltar pra casa pro almoço e retornar pro colégio pra segunda bateria de aulas, voltar pra casa, ver TV, dormir.
  • Quando na faculdade: acordar cedo, ir pro trabalho, almoçar, voltar ao trabalho, jantar pela primeira vez, ir pra aula, jantar pela segunda vez, estudar (quando necessário) e dormir.


E agora na Pós, com dedicação exclusiva e com bolsa, podendo organizar meus horários, decidir quando quero trabalhar, quando quero curtir, quando quero estudar... com todas essas condições, você acha que fico feliz? Complexo responder.

Primeiro, você precisa ser muito regrado. Precisa planejar-se sozinho, e muito bem. E o pior: seguir seu planejamento. Confesso que isso nunca fez parte da minha rotina. Claro que tenho horários a cumprir, mas a maioria das minhas tarefas precisa ser organizada por mim.

Sinto falta de um horário para acordar e uma obrigação clara de comparecer ao trabalho. Sinto falta da comida da mãe, mas ao mesmo tempo acabo 'agradecendo' pela comida que serve-se no nosso restaurante universitário (vulgo "bandejão"). Sinto falta de sentar com a família para comer pipoca e tomar chimarrão, aproveitando para contar novidades, tristes e felizes, o que fiz no dia, o que fiz na semana, o que tenho que fazer, e para discutir a notícia que o jornal acabou de apresentar.

E é nesse sentimento de falta que você dá valor ao que tinha. Sinto muita falta da minha rotina regrada. E me sinto, ao mesmo tempo, um 'retardado' que não consegue encontrar o equilíbrio de horários, distribuição de tarefas, auto-organização.

Situação desgastante e deprimente. Espero que mude. E espero também que você que possui horários fixos, pare de reclamar. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário